domingo, 5 de janeiro de 2020

A história e a fabricação dos sabonetes



As origens dos cuidados pessoais com a higiene remontam aos tempos da pré-história.

As primeiras evidências de um produto semelhante ao sabão foram encontradas em cilindros de barros há 2.800 anos A.C.

De acordo com uma antiga lenda Romana, o nome “sabão ou sabonete” tem sua origem no Monte Sapo, onde animais eram sacrificados.

A chuva arrastava uma mistura do sebo animal derretido com cinzas para o barro das margens do Rio Tibre e, com o tempo, as mulheres da região descobriram que este barro deixava suas mãos e roupas mais limpas sem precisar de esforço físico.

Desde então, a produção de sabonete vem se aperfeiçoando cada vez mais.

A matéria prima principal, a gordura animal, continua como princípio básico.

Com os novos processos de fabricação, totalmente automatizados, é possível fabricar produtos de alta qualidade em escalas cada vez maiores e menos agressivas ao meio ambiente.

A mistura está mais explícita na composição de uma das principais matérias primas do sabonete, que é de massa base. Este material representa 75% da formulação do produto.

A massa base é um composto de 82% a 95% ácido graxo animal – sebo bovino – e 18% a 5% de ácido graxo vegetal – óleo de Babaçu.

Além dessa massa, nossa empresa utiliza na composição dos sabonetes outros aditivos que enriquecem o produto e permitem maior retenção de umidade na massa, preservando o peso e evitando rachaduras nos sabonetes. As essências utilizadas são cuidadosamente selecionadas para agregar ainda mais qualidade ao produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário