O sabão começou a ser utilizado por
volta de 2500 a.C. pelos fenícios, tendo sido empregado na limpeza da lã de
ovelhas e do couro de outros animais. Nessa época, o produto era feito por meio
da gordura do carneiro e de substâncias contidas nas cinzas solúveis em água de
pequenas plantas.
Os árabes e os turcos foram os primeiros
a reconhecerem o valor do sabão. Assim, quando os turcos invadiram o Império
Bizantino, a prática do uso do produto foi difundida em toda a Europa, porém
apenas os nobres tinham acesso ao produto. Inclusive, os membros da elite
presenteavam autoridades de outros países com sabonetes, juntamente com uma
bulas explicando seu uso.
Até então, o sabão não possuía cheiro.
Foi só no século XIX, mais precisamente
em 1879, que desenvolveram um sabão perfumado: o sabonete. A partir do século
XIX, devido à produção em larga escala, o custo do sabonete caiu, o que
permitiu a massificação de seu uso e o tornou um dos principais elementos de
higiene pessoal.
A história de um sabonete que criou uma
fortuna
No final do século XIX, Procter &
Gamble, a companhia criada em 1837 por William Procter e James Gamble, estava a
ponto de falir.
Durante anos havia liderado a produção e
o comércio norte-americano de velas, mas foi então quando algum inventor
desconhecido aperfeiçoou a lâmpada incandescente para Thomas Alva Edison e o
mercado das velas ficou definitivamente obsoleto.
No entanto, ocorreu que um esquecido
empregado de uma pequena fábrica de sabonete da Procter & Gamble em
Cincinnati (o sabonete era outro dos produtos fabricados pela companhia, ainda
que em menor medida e com escasso sucesso de vendas) esqueceu de desligar o
dispositivo de mistura do sabonete, e as pás seguiram batendo a mistura até que
ela ficou espumosa.
Depois que o estropício levou a esperada
bronca do chefe, o destino daquele lote de sabonete ia ser o lixo, já que não
servia para nada. Mas Harley T. Procter, filho de um dos fundadores decidiu
reaproveitar aquela mistura em outras bateladas de mistura de sabonete. O
resultado foi espantoso… o sabonete resultante flutuava!
Procter lembrou que naquele tempo muitas
pessoas tomavam banho nos rios e perdiam o sabonete porque ele afundava na
água… mas com o novo sabonete flutuante não ocorreria isso. Por isso decidiram
fazer o famoso sabonete usando o slogan “It Floats!” que se espalharam pelos
anúncios em revistas.
Logo as vendas começaram a
multiplicar-se por todo o país, chegando a ser durante muitos anos o principal
produto da companhia. Este sabonete, mais conhecido como Ivory, continua sendo
comercializado até hoje pela multinacional.
A casualidade e, sobretudo, a
criatividade de Harley Procter, deram a volta em uma complicada situação e
transformaram um problema em uma autêntica mina de ouro.
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