domingo, 5 de janeiro de 2020

Uso



O sabão começou a ser utilizado por volta de 2500 a.C. pelos fenícios, tendo sido empregado na limpeza da lã de ovelhas e do couro de outros animais. Nessa época, o produto era feito por meio da gordura do carneiro e de substâncias contidas nas cinzas solúveis em água de pequenas plantas.

Os árabes e os turcos foram os primeiros a reconhecerem o valor do sabão. Assim, quando os turcos invadiram o Império Bizantino, a prática do uso do produto foi difundida em toda a Europa, porém apenas os nobres tinham acesso ao produto. Inclusive, os membros da elite presenteavam autoridades de outros países com sabonetes, juntamente com uma bulas explicando seu uso.

Até então, o sabão não possuía cheiro.

Foi só no século XIX, mais precisamente em 1879, que desenvolveram um sabão perfumado: o sabonete. A partir do século XIX, devido à produção em larga escala, o custo do sabonete caiu, o que permitiu a massificação de seu uso e o tornou um dos principais elementos de higiene pessoal.

A história de um sabonete que criou uma fortuna
No final do século XIX, Procter & Gamble, a companhia criada em 1837 por William Procter e James Gamble, estava a ponto de falir.

Durante anos havia liderado a produção e o comércio norte-americano de velas, mas foi então quando algum inventor desconhecido aperfeiçoou a lâmpada incandescente para Thomas Alva Edison e o mercado das velas ficou definitivamente obsoleto.

No entanto, ocorreu que um esquecido empregado de uma pequena fábrica de sabonete da Procter & Gamble em Cincinnati (o sabonete era outro dos produtos fabricados pela companhia, ainda que em menor medida e com escasso sucesso de vendas) esqueceu de desligar o dispositivo de mistura do sabonete, e as pás seguiram batendo a mistura até que ela ficou espumosa.

Depois que o estropício levou a esperada bronca do chefe, o destino daquele lote de sabonete ia ser o lixo, já que não servia para nada. Mas Harley T. Procter, filho de um dos fundadores decidiu reaproveitar aquela mistura em outras bateladas de mistura de sabonete. O resultado foi espantoso… o sabonete resultante flutuava!

Procter lembrou que naquele tempo muitas pessoas tomavam banho nos rios e perdiam o sabonete porque ele afundava na água… mas com o novo sabonete flutuante não ocorreria isso. Por isso decidiram fazer o famoso sabonete usando o slogan “It Floats!” que se espalharam pelos anúncios em revistas.

Logo as vendas começaram a multiplicar-se por todo o país, chegando a ser durante muitos anos o principal produto da companhia. Este sabonete, mais conhecido como Ivory, continua sendo comercializado até hoje pela multinacional.

A casualidade e, sobretudo, a criatividade de Harley Procter, deram a volta em uma complicada situação e transformaram um problema em uma autêntica mina de ouro.

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